domingo, 11 de outubro de 2009

Primeiros Sons - Porto

Actividade: Primeiros Sons

Local: Casa da Música, no Porto

Estes workshops compreendem actividades dinâmicas inteiramente concebidas para bebés e crianças até aos 5 anos e são estruturados em sessões moldadas a três faixas etárias diferenciadas: 0-18 meses; 18 meses-3 anos; 3-5 anos. Com base em linguagens acessíveis e atractivas, desenvolvem-se experiências que, por se ajustarem às capacidades cognitivas do público-alvo, despertam a curiosidade e abrem caminhos novos à aprendizagem.

A Música e antes dela os Primeiros Sons são o território de jogos, brincadeiras e exercícios de ouvir e fazer que potenciam o desenvolvimento dos participantes. Na companhia dos pais ou outros educadores, os pequeninos descobrem de onde vem o som, como nasce o ritmo e deixam-se levar pela harmonia.

Fundamentados na importância que a Primeira Infância tem na estrutura emocional e racional de todo o indivíduo, estes workshops comprovam a receptividade de bebés e crianças a estímulos positivos que lhes permitem absorver, a um ritmo surpreendente, novos conhecimentos e informações.

Além do processo de aculturação musical, os Primeiros Sons têm uma componente afectiva fortíssima, sobretudo por proporcionarem momentos de grande cumplicidade em família: em planos distintos, todos crescem e aprendem.

DOMINGOS
11:30 0-18 meses
15:00 18 meses-3 anos
16:15 3-5 anos

SALA DE ENSAIO 2

10 € Criança + Adulto
5 € 2º Acompanhante 36

Bilhetes disponíveis para aquisição no dia 15 (ou dia útil posterior) do mês anterior ao do evento.

- Splash!
Ana Paula Almeida e Katarzyna Pereira ou Paulo Neto

Gorgolejar, salpicar, patinhar, chapinhar... Muitos são os verbos possíveis de conjugar num workshop composto à volta da água. Tendo em conta a relação das crianças com a água nas mais variadas situações - depois do conforto líquido na barriga da mãe surgem as delícias dos primeiros banhos, as brincadeiras numa poça, as lágrimas numa birra - os participantes são instados a mergulhar num mundo fluido e deliciosamente musical. Splash! explora sons corporais (estalidos de água, gorgolejos que sugerem trinados ou onomatopeias: ping, plong, glu, tchap...), apresenta instrumentos como a ocarina de água ou o pau de chuva, evoca paisagens sonoras (o mar ou a cascata, por exemplo) e verte em pequenas coreografias movimentos aquáticos. Apresenta ainda excertos musicais temáticos, como "La Mer" de Debussy ou "Water Music" de Haendel.

06 SET, 01 NOV, 06 DEZ, 10 JAN, 07 FEV, 07 MAR, 02 MAI, 06 JUN e 04 JUL


- Circo Girassol
Ana Bento e Sara Figueiredo ou Ricardo Augusto

Meninos e meninas, senhoras e senhores, bem-vindos ao Circo Girassol! É em tom de espectáculo, do princípio ao fim, que se desenrola um workshop que recria o ambiente circense. Vários personagens do circo são revisitados numa tenda muito especial onde tudo serve para descobrir e fazer música. De número em número, de exercício em exercício, dá-se ordem geral para desencantar e girar sons, abrandar e acelerar ritmos. Cantar, dançar, gritar e aplaudir são acções recomendadas ao longo de sucessivas actividades que, num ambiente de cor e movimento, deixam desfilar instrumentos musicais e repertórios divertidos.

11 OUT, 08 NOV, 13 DEZ, 17 JAN, 14 FEV, 11 ABR, 09 MAI, 13 JUN e 11 JUL


- Palmo e Meio
Joana Araújo e Isabel Gonçalves

Se eles têm palco e meio, então nada como os envolver em actividades... de palmo e meio. Entre fadas, bruxas e gnomos, surgem canções e cantos rítmicos com diferentes métricas e tonalidades, somam-se jogos, brincadeiras e risos que expõem bebés e crianças a sugestivos padrões sonoros. Eles, os pequenos, começam assim a construir o seu próprio pensamento musical. Som a som, num processo que vive de uma comunicação forte e de um diálogo afectivo, exploram um ambiente musical rico e diversificado que facilmente poderão revisitar, identificar e replicar no seu dia-a-dia. Deste modo se constroem as primeiras relações com a música, pessoais, transmissíveis e assentes em experiências felizes.

20 SET, 18 OUT, 15 NOV, 20 DEZ, 21 FEV, 21 MAR, 18 ABR, 16 MAI, 20 JUN e 18 JUL

Contactos:
Casa da Música
Serviço Educativo
Tel.: 220 120 290
Fax.: 220 120 298

Sem comentários: