terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Museu da Marioneta


Actividade: visita ao Museu da Marioneta
O Museu encontra-se instalado no Convento das Bernardas, classificado como Imóvel de Interesse Público. O convento foi fundado em 1653, por concessão de D. João IV. O terramoto de 1755 destruiu quase completamente o edifício, tendo sido posteriormente reconstruído. Em 1834, em consequência da extinção das Ordem Religiosas, o edifício é vendido a particulares sucedendo-se várias ocupações. Foi liceu, sala de cinema, sede de filarmónica até ser totalmente ocupado com habitações. Em 1998, estando o imóvel em profundo estado de degradação, é adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa que procede à sua recuperação e reabilitação. No edifício encontram-se actualmente realojadas 34 famílias e instalados diversos serviços, como o Museu da Marioneta, espaços comerciais, um restaurante e uma colectividade de bairro.

O Museu da Marioneta foi criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço que se dedicava à realização de espectáculos itinerantes pelo país e pelo estrangeiro. Encontra se, desde Novembro de 2001, no Convento das Bernardas, para albergar a colecção em condições dignas de fruição pública.

A colecção do Museu da Marioneta é constituída por marionetas de todos os tipos de técnica de manipulação e máscaras provenientes das mais diversas partes do mundo e de várias culturas. Possui igualmente maquetas de cena, adereços, teatros de silhuetas, vários tipos de guarita de cena, bem como exemplares de maquinaria de cena, reconstituições de peças do período barroco, como a máquina do vento, de fazer tempestades e do mar.

A exposição, que se estrutura em seis núcleos, pretende dar um panorama geral da marioneta no mundo. Tendo como ponto de partida a sombra e o Oriente, desenvolve-se no sentido de mostrar as diferentes tipologias, formas e processos de construção de marionetas, passando pelas grandes famílias da tradição europeia, com uma especial atenção para o estudo e compreensão do Teatro de Marionetas em Portugal. Numa perspectiva mais alargada do teatro de formas animadas, a exposição inclui um núcleo dedicado às marionetas na Televisão e no Cinema de Animação, onde estão patentes alguns princípios da animação com marionetas. O núcleo central deste vasto espólio é a já considerável colecção de marionetas portuguesas.

Valências | Visitas guiadas mediante marcação | Ateliers de construção e manipulação de marionetas para diversas idades | Festas de aniversário | Loja

Áreas e Espaços

Museu 300 m2
Espaço-Criança 250 m2
Sala Polivalente (Capela) 190 m2

Acessos
Comboio Estação de Santos | Autocarros 6 - 13 – 27 – 49 - 60 | Eléctrico 25

Horários | de 3ª Feira a Domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | (últimas admissões às 12h30 e 17h30) |Encerra nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Contactos

Convento das Bernardas | R. da Esperança, Nº 146 | 1200-660 Lisboa | Tel. 213 942 810 | Fax. 213 942 819
museudamarioneta@egeac.pt | www.museudamarioneta.egeac.pt

Observações: mediante marcação prévia, há ainda os seguintes ateliers:
Dar vida às nossas mãos

3 – 5 anos

As mãos. Para que servem? O que posso fazer com elas?

Primeira abordagem ao universo da marioneta e manipulação.

Sombras em movimento
6 – 12 anos

O que é a sombra? A cor da sombra. O seu tamanho.
Construção e encenação de marionetas de sombra.

De quase tudo se faz uma marioneta
13 – 16 anos

Construção de marionetas de diferentes tipos com aproveitamento de materiais recicláveis.

Formas reais e abstractas

16 - … anos
Atelier de construção e manipulação de sombras.

Sem comentários: