Retratinho de Fernando Lopes-Graça - Sintra
Actividade: Retratinho de Fernando Lopes-Graça
Local: Quinta da Piedade, em Sintra
Para o rapazinho de calções curtos que gostava de exercitar os dedos no piano, a música era pura brincadeira. E, depois, aquelas notas iniciais da 5ª Sinfonia de Beethoven soavam quase como se o Destino estivesse a bater à porta... Ta-ta-ta-Daaaaan! E, então, o jovem menino, nascido em Tomar no início do século XX, acordava para uma longa relação amorosa com a música. Agora, olhamos para o passado, para ver o jovem Fernando Lopes-Graça tornar-se o compositor e músico, o impetuoso e tumultuoso crítico musical, o corajoso e infatigável lutador pela causa da libertação do seu povo, ao mesmo tempo que acompanhamos o presente “no seu caminho de descoberta e de conquista para o futuro”. E, como se nós fossemos aquelas primeiras notas heróicas da 5ª Sinfonia de Beethoven, cantamos: “Acordai, homens que dormis...”
Depois do sucesso alcançado com Literaturinha, o teatromosca apresenta, agora, um novo projecto teatral, dirigido ao público infanto-juvenil, a partir dos 4 anos, designado Retratinhos.
Este projecto teatral, que criará diversos espectáculos transdisciplinares de pequeno formato com escrita original, pretende apresentar personalidades maiores (e menores) da História Universal, (funcionando também como valioso complemento lúdico-pedagógico aos conteúdos programáticos do ensino), cruzando sempre temas de cariz informativo/pedagógico ou de cariz mais lúdico.
Em co-produção com o Centro Cultural Olga Cadaval, no âmbito do Festival de Sintra, o teatromosca estreia o primeiro espectáculo deste projecto: Retratinho de Fernando Lopes-Graça.
Data e horário. 20 de Junho, às 16 horas
Preço: 10 €
Contactos:
Centro Cultural Olga Cadaval
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro
2710-720 SINTRA
Telef. (00 351) 21 910 71 10
Fax. (00 351) 21 910 71 15
e-mail: ccolgacadaval@sintraquorum.pt
Idade: Maiores de 4 anos
Observações: Contrapontos, inserido no Festival de Música de Sintra 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário