domingo, 7 de março de 2010

BUSCAPÓLOS – CONCERTO PARA A INFÂNCIA NO DIA MUNDIAL DA POESIA - Lisboa

Actividade: BUSCAPÓLOS – CONCERTO PARA A INFÂNCIA NO DIA MUNDIAL DA POESIA - Lisboa

Data: Domingo, 21 de Março de 2010
Hora: 15:00 - 16:00
Local: CCB - Grande Auditório
Rua: Fundação Centro Cultural de Belém Praça do Império 1449 - 003 Lisboa
Cidade/Localidade: Lisboa, Portugal

CCB CONVIDA BUSCAPÓLOS – CONCERTO PARA A INFÂNCIA NO DIA MUNDIAL DA POESIA.

Músicas de Inês Pupo, Gonçalo Pratas, Francisco Lemos e João Pupo para poemas de José Jorge Letria.

O Buscapólos Trocadilhar é um livro/CD, com poemas de José Jorge Letria musicados por Inês Pupo e Gonçalo Pratas (autores do livro/CD Canta o Galo Gordo, Caminho, 2008), Francisco Lemos e João Pupo. Lançado em 2002, o Trocadilhar é agora editado pela editora D. Quixote, do grupo Leya, num novo formato.
O Buscapólos Trocadilhar foi considerado pela crítica “(…) um projecto de música alternativa para o público infanto-juvenil em Portugal.”
Do livro fazem parte 13 poemas de José Jorge Letria (poeta com uma vasta obra, distinguido com prémios nacionais e internacionais), em que o poeta brinca com os sons e os sentidos das palavras, convidando os leitores a descobrir a poesia.
Neste projecto, os poemas ganham uma nova dimensão, quando são transformados em canções. Através do recurso a diferentes estilos e instrumentos musicais, os poemas foram musicados de uma maneira muito intuitiva, criando uma experiência poética e musical inovadora para crianças e jovens.
As ilustrações são assinadas por André Viana Machado e Ricardo Machado, dois designers que tem trabalhado nas áreas da ilustração e da Banda Desenhada, e dão a esta obra uma dimensão plástica e visual que sublinha o carácter único deste trabalho no panorama da literatura e da música para a infância em Portugal.
O Buscapólos Trocadilhar faz parte das listas do Plano Nacional de Leitura. Uma das canções do disco, “Tito Troca-Tintas”, integra uma colectânea de música europeia para a infância, intitulada “European Playground”, editada em Maio de 2009 pela conceituada editora americana Putumayo Kids, e distribuída em 100 países de todo o mundo.
A convite do CCB/Fábrica das Artes, o Buscapólos vai voltar a reunir-se num concerto único para festejar o Dia Mundial da Poesia (evento promovido pelo Plano Nacional de Leitura, e organizado pelo CCB), assinalando também a data da edição do livro/CD “Trocadilhar”, no dia 21 de Março de 2010, às 15H00.
Para quem conhece o projecto, esta é uma oportunidade para voltar a ver e ouvir ao vivo o Buscapólos. Quem não o conhece pode finalmente descobrir estas canções, que marcaram o universo da música portuguesa para a infância.

Sem comentários: