sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Museu dos Dias Úteis - Vários Locais

Actividade: Museu dos Dias Úteis

Oficina

BARREIRO Reservas Museológicas da CM Barreiro sex 25 set 09 09h30 e
15h00
MOITA Fórum Municipal José Manuel Figueiredo sáb 31 out 09 15h00
SANTARÉM sex 06 nov 09 Local e horário a definir
PALMELA Biblioteca Municipal sáb 07 nov 09 16h00
SESIMBRA Cineteatro Municipal João Mota dom 08 nov 09 11h00
ABRANTES Cine-Teatro S. Pedro qui 12 nov 09 14h00

Duração: 2h

Faixa Etária: dos 9 aos 12 anos

Lotação Máxima 12 participantes [fins-de-semana] 1 turma [semana]

Concepção Pedro Manuel e Bárbara Alves
Monitores Sara Franqueira e Patrícia Maya

Um museu pode ser uma colecção de objectos expostos. E esses objectos são obras de arte. Mas se as obras de arte também são objectos, como é que os objectos podem tornar-se obras de arte? Este museu é dos dias úteis porque os objectos expostos são objectos úteis.
Esta é uma oficina sobre a relação entre as metodologias de exposição e os conceitos de arte conceptual, tomando como matéria-prima os objectos de cada participante. O objectivo será criar um museu de cada grupo com os objectos de cada um.

Estrutura aproximada da Oficina:
O grupo trabalha no interior de um espaço ou sala ampla. Esta sala pode ser uma sala não-caracterizada e vazia como também um espaço de trabalho que possa sugerir novas leituras dos objectos ali compreendidos: um escritório, um armazém, a casa de alguém. Cada pessoa escolhe um objecto ou um acto, pessoal e /ou utilitário e prepara a sua exposição e apresentação no próprio local da oficina.
Breve exposição sobre arte conceptual, dos artistas e das suas obras, dos conceitos relativos à criação e exposição das obras. Apresentação das metodologias possíveis para a criação deste museu de objectos já existentes.
Passagem ao espaço onde se realizará a Oficina e onde será instalado o Museu dos Dias Úteis. Os monitores apoiam a escolha dos objectos pessoais e/ou utilitários, as estratégias de exposição e o discurso de apresentação da nova obra.
Durante este processo de criação do Museu, os monitores recolhem uma fotografia e o título de cada obra, e organizam as legendas e um panfleto .
Quando o Museu estiver montado no próprio espaço da Oficina, organiza-se uma visita guiada, durante a qual cada participante apresenta a sua obra ao resto do grupo em intervenções curtas.

Observações: Oficina inserida na Festa da Marioneta
<

Sem comentários: