terça-feira, 6 de outubro de 2009

Apanha da Azeitona - Lisboa

Actividade: Apanha da Azeitona

Local: Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa

A “Apanha da Azeitona" é um dos marcos do calendário rural do nosso país, que, à semelhança dos anos anteriores as alguns exemplos de dias festivos que ocorrem todos os anos, aqui na Quinta Pedagógica. Esta actividade do calendário rural realiza-se anualmente nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro conforme a região do país, mais cedo a Sul e mais tarde a Norte, por causa do clima.

No dia 7 de Outubro, aqui na Quinta Pedagógica, vamos recriar a “Adiafa”, uma festa popular, com refeição e baile incluídos, que era oferecida pelo patrão ao rancho que durante semanas realizou o trabalho agrícola sazonal da apanha da azeitona. Uma celebração entre trabalhadores rurais, vindos de diferentes terras e culturas, cheia de vida e de sonhos, proporcionada pelos senhores da terra, em gesto de agradecimento.

A Adiafa na Quinta será animada pelo “Grupo de Cantares das Camponesas de Casével” e realizaremos a apanha da azeitona pelo método do varejamento, com a presença de cerca de 200 crianças. Para terminar, teremos a prova do azeite, líquido precioso utilizado ao longo dos tempos na alimentação, medicina, higiene e beleza, ritos religiosos, lubrificante para ferramentas e alfaias agrícolas e combustível para iluminação nas lamparinas de azeite, e das azeitonas, acompanhado pelo pão quentinho, confeccionado na padaria da Quinta.

Para mais informações contacte:
Elmira Leal ou Rosario Vidal
Quinta Pedagógica dos Olivais
Telefone: 21 855 09 30
E-mail: quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt
W: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt

Sem comentários: