quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A liberdade de opinar

A Agenda dos Miúdos, como sabe quem a utiliza, não é um blog de opinião, é um blog de divulgação de eventos, dirigidos a miúdos.
Não nos compete fazer crítica, isto não é nem será a nossa vocação,até porque se trata de um hobbie. Claro que quando alguma de nós vai a um dos eventos publicitados, poderemos opiniar sobre os mesmos e muitas vezes fazêmo-lo, quer em caixa de comentários, quer na caixa à direita criada para o efeito.
Ao contrário do que pretendíamos/gostaríamos, esta hipótese de opiniar trata-se até de uma faculdade pouco utilizada pelos utentes da Agenda, que normalmente se remetem ao silêncio. Mas, perante o caso concreto que sucedeu, atrevo-me a dizer que felizmente que isso acontece.
Com efeito, sucedeu uma situação de uma pessoa, que se identificou como mãe de um utilizador de um serviço aqui publicitado, ter ficado insatisfeita com o mesmo e o ter manifestado em comentário. Legitimamente, os responsáveis pela entidade em causa não se sentiram confortáveis com a crítica que, no entanto, e porque era mesmo isso, uma crítica, uma opinião, não foi por nós eliminada. Perante várias alternativas colocadas, a entidade solicitou-nos, então, a supressão do post (a sua eliminação implica a consequente eliminação dos comentários associados).
E foi essa opção que nos levou a esta reflexão mais profunda: a crítica em causa não era de todo boa, era uma crítica até muito séria, eventualmente um pouco exagerada. Mas acho que deveria mais do que tudo motivar reflexão e não de pura negação. E foi isso que sucedeu. A entidade em causa, num primeiro momento, afirmou que nós deveríamos confirmar a veracidade das opiniões. Ora, como até resulta do disclaimer infra, as opiniões aqui prestadas são da responsabilidadede quem as emite e nós não temos sequer nem tempo nem hipótese detestar todos os eventos, para emitir opiniões próprias. É inviável. No entanto, depois de despoletada a discussão, aproveitámos alguns conhecimentos pessoais, de quem já tinha utilizado tal serviço. Lamentavel e curiosamente, a pessoa que o utilizou confirmou a correcção de parte das críticas.
Ou seja, sem pôr em causa que o serviço em questão seja até um bom serviço, ao que parece padece de algumas insuficiências que motivam críticas.
Mas, como referimos, essas críticas não são aceites e são quando muito suprimidas, esquecidas, eliminadas. E isso é profundamente lamentável. E aquilo que começou por um acto de alguma "revolta" vem a revelar-se, afinal, um acto de incapacidade de auto-crítica.
Em jeito de conclusão, pretendemos com este post apenas salientar os seguintes aspectos:
- a Agenda dos Miúdos, não sendo um blog de opinião, é aberto à opinião dos seus utilizadores, aceita críticas (aliás, quem nos acompanha sabe que já mudámos muito graças as essas críticas);
- as opiniões dos utilizadores da Agenda são da sua exclusiva responsabilidade;
- as opiniões são mesmo isso, opiniões, valem o que valem... Por algum motivo há quem não goste de Saramago e ele até ganhou um Nobel;
- quem não concorde com as opiniões emitidas, pode expressar-se pela mesma via;
- não são eliminados comentários/opiniões prestadas, desde que respeitem o decoro e que não sejam despropositados.
É esta e será esta a nossa política de gestão do blog. Este blog é um hobbie, não uma actividade profissional e é gerido com profunda independência. A partir do momento em que verifiquemos que o mesmo deixa de prosseguir os seus objectivos com respeito por esses parâmetros, deixaremos de existir. Obrigada por tudo.

3 comentários:

Jolie disse...

Até pode ser um hobbie, mas é de louvar o tempo que dedicam a esta compilação de eventos.

Daqui a única atitude a lamentar é a do prestador do serviço em causa.

Parabéns a vocês pelo excelente serviço que prestam e pela postura assumida e mantida desde sempre.

JoanaM disse...

Queria tambem deixar os parabéns à Agenda pela recolha imparcial que fazem e por divulgarem eventos. Em mais nenhum sitio se encontra tal recolha.
Parabéns e muito obrigado!

Sofia disse...

Quero só deixar um abraço e dizer que vocês estão de parabéns, pelo magnifico trabalho que aqui fazem.
E não sinto de forma alguma que vocês opinem sobre os eventos.
Um grande beijo