terça-feira, 2 de junho de 2009

De férias... no Museu da Ciência - Coimbra


Actividade: De férias... no Museu da Ciência - Coimbra

MUSEU DA CIÊNCIA CONVIDA PEQUENOS CURIOSOS PARA FÉRIAS DE VERÃO RECHEADAS DE DESAFIOS

De Junho a Setembro, crianças e jovens podem usufruir de quatro dias de férias científicas, entre várias datas à escolha. Animais, tsunamis, palhinhas geométricas e estrelas são alguns dos ingredientes para um Verão estimulante


Saber o que fazer durante as férias do Verão nem sempre é tarefa fácil. Mas o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) tem programas de quatro dias especialmente pensados para crianças e jovens que queiram aprender ciência de maneira divertida. De 16 de Junho a 4 de Setembro, entre várias datas à escolha, os mais novos poderão saber mais sobre os animais e as plantas, sobre a origem da Terra, sobre a matemática que vive fora dos livros, a Lua e as estrelas e sobre o legado de um dos maiores cientistas de todos os tempos, Charles Darwin.

Para as férias de Verão, o Museu da Ciência preparou dois tipos de programas. No primeiro, "4 Dias, 4 Temas", os jovens curiosos poderão descobrir, através de ateliês, alguns dos mistérios da Geologia, da Biologia, da Matemática e da Astronomia.

Como é que se formou a Terra? Por que há vulcões, sismos e tsunamis? Como é que as plantas e os animais evoluíram? A Matemática também vive fora dos livros? Como é que se pode aprender geometria com a ajuda de palhinhas e saber fazer contas com uma ida ao supermercado? E de que é feita a Lua? E as estrelas, como é que elas nascem, vivem e morrem? Estas são apenas alguns dos desafios que o Museu lança às crianças em programas de quatro dias com início a 16 e a 23 de Junho, a 14 e a 28 de Julho e a 25 de Agosto.

As sessões para crianças entre os 5 e os 7 anos decorrem sempre de manhã, entre as 10 e as 13 horas. A parte da tarde, entre as 14h30 e as 17h30, está reservada a jovens dos 8 aos 12 anos. A participação no programa de quatro dias custa 30 euros e requer inscrição prévia.

No Mundo de Darwin

O outro conjunto de programas que o Museu da Ciência tem à disposição dos mais pequenos vai permitir-lhes mergulhar a fundo na vida e na obra de um dos maiores cientistas de todos os tempos: o naturalista inglês Charles Darwin.

No ano em que se assinalam os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação da sua obra mais famosa, "A Origem das Espécies", as 'Férias no Chimico' são este ano dedicadas à descoberta da viagem do naturalista pelo mundo, focando o seu contributo para a ciência.

Os programas de quatro dias "No Mundo de Darwin" têm início a 30 de Junho, 7 e 21 de Julho, 18 de Agosto e a 1 de Setembro. Uma vez mais, as sessões para crianças entre os 5 e os 7 anos decorrem das 10 às 13 horas, enquanto que as actividades para os jovens dos 8 aos 12 anos têm lugar das 14h30 às 17h30.

A participação "No Mundo de Darwin" requer marcação prévia e custa apenas 30 euros.

Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra
T: 351 239 85 43 50
F: 351 239 85 43 59
geral@museudaciencia.pt

Sem comentários: