quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ao Ar Livre no Jardim das Estacas - Lisboa

Actividade: Ao Ar Livre no Jardim das Estacas

Local: Jardim das Estacas, junto ao Teatro Maria Matos, em Lisboa

HISTÓRIAS SUSPENSAS
JOANA PROVIDÊNCIA
Jardim das Estacas

As histórias fazem parte da identidade cultural de qualquer ser humano. Existem personagens que alimentam a nossa imaginação e nos ajudam a construir um imaginário colectivo. Criando o efémero e construindo o maravilhoso, viajando para um mundo fantástico, onde tudo se torna possível. Um desafio à imaginação.
Todos nós ouvimos histórias, todos já contámos histórias. E quem conta um conto é um contador de histórias! Imaginemos quatro contadores que, simultaneamente, saltam para dentro das histórias, agindo e reagindo através de voos, voltas e reviravoltas onde os desvios nos levam a outras pequenas histórias…
Às 16 horas e às 18 horas

OFICINAS E OUTRAS ACTIVIDADES
PARA TODA A FAMÍLIA

QUE CONTAS À SOMBRA?
De que são feitas as sombras? É possível tocar-lhes, agarrá-las ou oferecê-las a alguém? E que histórias nos contam? E nós? Sentimo-nos diferentes à sombra? Vamos descobrir onde se escondem as sombras do jardim, desenhá-las com giz no chão e em folhas de papel. Vamos coleccioná-las em pedaços, dar-lhes cores e transformá-las em histórias com novas sombras! Traz um chapéu!
monitores Patricia Maya e Viviana Henriques

ANIMAIS IMPROVÁVEIS
Tendo como referência os animais e monstros mitológicos, vamos construir animais improváveis que resultam da mistura de vários animais e algumas partes humanas, usando técnicas de colagem. A partir do animal criado podemos fazer uma espécie de bilhete de identidade do novo ser, tendo em conta as suas características. E para retribuir a amabilidade do jardim que nos irá acolher nesta tarde de sábado, vamos povoá-lo com os animais criados, pendurando os desenhos nas árvores, escondendo-os nos arbustos, colocando-os na relva, sentando-os nos bancos.
monitores Catarina Requeijo e Maria João

HORTAS PORTÁTEIS
Vamos fazer pequenas plantações com sementes de frutos, legumes e outras plantas cheirosas. Inventar vasos e criar hortas que podemos transportar para onde quisermos. Aprender a receita de plantar, tratar e colher e depois, quem sabe, comer.
monitor Ana Teresa Magalhães

DESENHOS DE SE COMER
Fazer brincadeiras e criações com uma pasta que é doce. Inventar desenhos deliciosos que se levam ao forno e são de se comer. Experimentar tudo isto num jardim AOARLIVRE.
monitores Joana da Cruz Chocalhinho e Gonçalo Ladeira

BANDA FANFARRA
15h00, 16h30 e 17h30
Uma banda improvável feita de sopros e de metais vai conversar com os visitantes do jardim pedir festas e mimos e em troca fazer pequenas serenatas improvisadas.

O COLHE HISTÓRIAS
das 16h00 às 18h30
Um espaço para cada um contar a sua história, mais ou menos pessoal, mais ou menos improvisada. Vamos recolher as histórias dos mais novos e dos mais crescidos. O que é uma história para ti? E para ti? Já ouviste alguma? Queres contar uma?
Vamos filmar em vídeo e mostrar as tuas histórias para que todos te possam ouvir.
concepção e direcção Aldara Bizarro
vídeo João Pinto
figurinos Carlota Lagido
ilustração Margarida Botelho
produção executiva Andrea Sozzi e Rita Vieira
co-produção Jangada de Pedra e Teatro Maria Matos

FOTOGRAFIAS FAMILIARES
Há famílias de vários feitios. Famílias grandes e famílias pequeninas, famílias de amigos, famílias de conhecidos, famílias de loiros e morenos... Por haver tantas famílias podemos fotografar a família que quisermos, mais ou menos inventada, mais ou menos improvável. Os membros de cada família escolhem qual a função que querem ter na nova família inventada e recorrer a adereços para ajudar a representar os seus novos papéis.
monitor António Rebolo

HISTÓRIAS A MUITAS MÃOS
Nas paredes dos prédios à volta do jardim vamos começar a escrever uma história. Será uma história escrita a muitas mãos. Cada mão com um bocadinho de história a acrescentar à anterior. Será uma história feita por todos e publicada por nós no website do teatro.
apoio Rosa Ramos

Data e horário: 20 de Junho, das 15 horas às 19 horas

Gratuito

Contactos:
Jardim das Estacas
Teatro Maria Matos, Rua Bulhão Pato, Lisboa.
Tel.: 218438800

Idade: Várias

Sem comentários: