quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Ar dos Artistas - Lisboa

Actividade: O Ar dos Artistas

Local: Culturgest, em Lisboa

Oficinas de Expressão Plástica em Maio
Este mês convidámos a artista plástica e mediadora cultural Irina Raimundo para desenvolver um trabalho de cenografia e ilustração com as crianças participantes.
Estas 4 sessões têm como ponto de partida o seu trabalho plástico em ilustração e pretende ao longo das várias sessões estabelecer pontes com outras expressões artísticas (sempre a propósito da criação de narrativas), seja através da escultura, da animação ou da escrita criativa.

Sessão I - 9 de Maio
A partir de uma história do escritor Hans Christian Andersen, e tendo como base o recurso a variadas técnicas e materiais (patchwork com tecidos, rendas, lãs e esponjas, colagem e pintura), iremos criar uma personagem ou um acessório para a construção de um cenário/ilustração tridimensional.

Sessão II - 16 de Maio
Depois de desenhar, rabiscar e criar muitas personagens coloridas, desde o mais pequeno insecto ao maior gigante, vamos descobrir como podemos animar estes bonecos. Com exercícios simples e recorrendo à técnica de stop motion, pretende-se que os meninos realizem um pequeno filme de animação.

Sessão III - 23 de Maio (PAIS E FILHOS)
Depois de alguns exercícios simples de desenho e sob a influência do trabalho do artista plástico Alexander Calder, em particular as suas esculturas em arame e no seu circo animado, vamos criar esculturas/sombras que poderão contar histórias de encantar.

Sessão IV - 30 de Maio
Através da realização de recortes simples, vamos construir pequenos livros pop up (em 3 dimensões) e descobrir que um livro quando se abre pode surpreender-nos de diversas formas, quer pelas suas palavras e narrativa, quer pelas suas ilustrações que literalmente saltam à vista!!!

Data e horário:
9, 16, 23 e 30 de Maio, das 15 horas às 17.30 horas

É necessário marcação prévia

Preço:
15 Euros (4 sessões) / 5 Euros (por sessão).
As sessões são complementares mas cada oficina tem uma orgânica própria que permite a presença em apenas uma.

Contactos:
Culturgest - Serviço Educativo
Tel: 21 761 90 78
Fax: 21 848 39 03
www.culturgest.pt

Idade: Dos 7 aos 13 anos


Sem comentários: