segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dias da Música: Oficinas - Lisboa

Actividade: Dias da Música: Oficinas

Local: Centro Cultural de Belém, no Jardim das Oliveiras

Data: 24, 25 e 26 de Abril

Oficinas:

1. VIOLINOS EM FESTA
Horário 10:00 e às 15:00
Duração 1h30
Dos 6 aos 11 anos
Direcção RITA MENDES
Qual a primeira coisa em que se pensa quando se fala em tocar violino? Sons arranhados, muitas horas de estudo, uma tarefa extremamente difícil reservada a pessoas de invulgar talento. O desejo de desdramatizar este mito, proporcionando um contacto directo com o instrumento, está na origem do projecto Violinos em Festa. Este consiste na realização de oficinas, orientadas por uma violinista, em que os participantes, através de jogos e actividades diversas, podem ficar a saber um pouco mais acerca do violino e, todos juntos, tocar numa pequena orquestra improvisada.

2. GAMBOZINOS CAÇARAM BACH
Horário 17:30
Duração 1:30
A partir dos 5 anos
Com O BANDO DOS GAMBOZINOS
Orientação JOAQUIM ALVES RAUL RALHA FRANCISCO FERREIRA SUZANA RALHA
Os Gambozinos deram um salto até à música de Bach. Lá, sem pagar direitos de autor, apropriaram-se de várias melodias de Bach e noutro salto trouxeram-nas até aos Dias da Música, onde vieram cair. Vamos poder tocar e cantar estas melodias acompanhando os Gambozinos nesta viagem de ritmo e harmonia e cruzar o tempo de Bach com o nosso tempo.

3. HÁ SOM NO LABORATÓRIO
Horários 10:30, 13:30, 16:00 e 18:00
Duração 1h30
A partir dos 5 anos
Com CATARINA VASCONCELOS RITA CALDEIRA CABRAL NUNO CINTRÃO
Nesta Oficina iremos encontrar três músicos-cientistas que se dedicam a investigar a
propagação sonora...
Sabias que a música voa? Para onde vão as notas depois de as ouvirmos? Vamos sentir a vibração, a magia que o som contém, como atravessa os nossos ossos, o nosso corpo... Vamos ver o invisível através de experiências dentro de água, nos instrumentos ou gráficos sonoros por nós registados no nosso mini-estúdio de gravação.

4. OFICINA-CONCERT0
CANTAR JUNTOS 1
Horário 10:00, 13:00 e 16:00
Duração 40m
Dos 0 > 5 anos
Direcção musical e pedagógica ANA SOFIA SEQUEIRA MARIA PRATES PEDRO FRAGOSO RUTE PRATES
Músicos ANA SOFIA SEQUEIRA (guitarra) ABEL CARVALHO (contrabaixo) FLÁVIA ALMEIDA CASTRO (cravo) JÚLIO GUERREIRO (voz) LUÍS SILVA (violoncelo) SILVIE ALVES (voz) SUSANA SILVA (flautas) MARCO SANTOS (percussão)
Esta oficina-concerto pretende envolver pais e crianças no universo musical com raízes na tradição oral, a partir da criação de ambientes sonoros que facilmente nos transportam para um mundo mágico, criativo e surpreendente onde palavra, som e gesto interagem. Procura-se despertar o potencial criativo que existe em cada um – crianças e adultos – proporcionando experiências de comunicação lúdica.
Esta oficina-concerto tem como objecto inspirador o livro com CD, Cantar Juntos 1, promovido pela Associação Aprender em Parceria no âmbito do Projecto A PAR, uma iniciativa de intervenção educativa social.

5. DANÇAS BARROCAS
Horários
11:00 e 17:00 > dos 5 aos 15 anos
14:00 > a partir dos 16 anos
19:00 > para graúdos
Duração 1:30
Direcção CATARINA COSTA E SILVA
Músicos DIANA CORTEZ PINTO (flauta de bisel) PATRÍCIA VINTÉM (cravo) CARMINA REPAS GONÇALVES (viola da gamba)
"Como pode um músico atribuir a cada peça que executa a expressão que lhe pertence […] se ele não sabe como determinar o tempo e o carácter de cada sinal de compasso […] que contém a peça? Para adquirir estas características indispensáveis a um bom estilo de execução, o músico não pode fazer melhor do que estudar assiduamente todos os tipos de danças características." (J. Ph. Kirnberger (1721-1783), discípulo de J. S. Bach). Vamos entrar num salão do século XVIII e dançar ao som da música do tempo de
Bach tocada ao vivo por músicos de verdade. Ao aprender algumas das danças da época de Bach, vamos compreender melhor e admirar ainda mais a sua música.

6. HISTÓRIAS COM BACH
Horário 11:30 e 16:30
A partir dos 5 anos
Duração 1:30
Concepção JOANA BAGULHO JOANA AMORIM
Com JOANA BAGULHO (cravo) PEDRO OLIVEIRA (actor) MARIA MORBEY (voz)
Um historiador vem à Fábrica das Artes contar histórias sobre Bach. Das histórias que traz na manga vão sair cartas e mapas que nos revelam os Dias de um músico na época barroca.

7. “TEMPUS FUGIT” A ARTE DA FUGA
Horário 12:00 e 17:30
Duração 1:30
A partir dos 7 anos
Concepção VASCO NEGREIROS JOANA BAGULHO
Ilustração MARTA REGO
Execução VASCO NEGREIROS (piano) ISABEL NOGUEIRA (cantora/violinista) MARTA QUEIRÓS (movimento)
Vamos descobrir como a Arte da Fuga é uma escultura em movimento, um voo livre e preciso, uma grande aventura. Vamos brincar, cantar, tocar, dançar, ouvir, ver... palavras mágicas que são Música... para a frente, para trás, de cabeça para baixo... Vamos transformar gestos em sons, sons em gestos... vamos fazer música à maneira de Bach.

8. CONVERSAS COM MÚSICOS
Horário (a definir)
Durante todo o dia
Para todos
Com ANTÓNIO CARRILHO (flauta de bisel) CARLOS BARRETO (contrabaixo) CARLOS BICA (contrabaixo) DEJAN IVANOVIC (guitarra) ELIZABETH DAVIES (percussão) JOANA AMORIM (flauta barroca transversal) SOFIA NORTON (flauta de bisel)
Nesta sala vais poder conhecer músicos de verdade, ouvir e vê-los tocar mesmo perto de ti e, finalmente, fazer todas as perguntas que sempre desejaste fazer.

INSCRIÇÕES
As Oficinas funcionam sábado e domingo a partir das 10h. As marcações deverão ser feitas até ao dia 24 de Abril nas bilheteiras do CCB pela linha “Dias da Música”, através do tel. 213 612 555, ou no CCB/ Fábrica das Artes nos dias do festival. Crianças até aos 7 anos só podem participar nas oficinas acompanhadas por um adulto.
A participação nestas oficinas é sujeita à capacidade das salas para quem possua um bilhete para um concerto dos Dias da Música, ou um bilhete de recinto.
Crianças até aos 4 anos não pagam entrada.

Contactos:
Centro Cultural de Belém
Centro de Pedagogia e Animação
Praça do Império
1449 - 003 Lisboa
Telefone geral - 21 361 24 00
Fax - 21 361 25 00
Correio electrónico - ccb@ccb.pt

Sem comentários: