quinta-feira, 12 de março de 2009

Ciência em Família - Coimbra

Actividade: Ciência em Família - Coimbra



Pais e filhos aprendem a proteger o património cultural no "Ciência em Família"

O livro "Descobre o Património", da autoria de Constança Providência, dá o mote à próxima sessão do atelier "Ciência em Família" dia 15 de Março (Domingo), a partir das 11 horas, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A docente do Departamento de Física da Universidade de Coimbra anima a sessão com crianças e adultos.

Será que todos os prédios tremem durante um terramoto? Qual será o mais seguro? Consegues descobrir quando os azulejos de uma parede estão trocados? Porque é que se caiam as casas alentejanas? Perguntas simples que têm por objectivo despertar o interesse dos mais novos pelos efeitos das forças naturais e das acções humanas nos nossos momentos e edifícios e sensibilizá-los para a defesa do património cultural.

Inspirando-se das várias questões e experiências apresentadas no oitavo volume da colecção "Ciência a Brincar", da Editorial Bizâncio, o Museu da Ciência propõe-se, por exemplo, fazer perceber a pequenos e graúdos com divertidas actividades porque é que os carros fazem mal às florestas e aos monumentos, o que é a humidade e porque é tão importante controlá-la, como é que a água que entra em fissuras e congela, os sais ou as sementes que germinam nas paredes conseguem destruir o nosso património.

Pelo preço de uma entrada normal, o programa "Ciência em Família" reúne todos os meses no Museu da Ciência pequenos e graúdos para actividades experimentais sobre temas científicos. Uma vez que o número de vagas é limitado, as famílias interessadas em participar deverão efectuar a sua marcação junto da equipa do Museu, através do e-mail (geral@museudaciencia.pt) ou do telefone (239 85 43 50).

Local:
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Antigo Laboratório Chímico
Largo Marquês de Pombal
Coimbra
Tel 239 85 43 50
E-mail geral@museudaciencia.pt

Sem comentários: