quarta-feira, 18 de março de 2009

Abril na Quinta Pedagógica dos Olivais - Lisboa

Actividade: Abril na Quinta Pedagógica dos Olivais


Sábado 4
11h Folar da Páscoa
15h Da tosquia à cor da lã

Domingo 5
10h Manhãs saudáveis: Tai-Chi-Chuan
10h30m Vamos Pintar! – Atelier de Gatafunhos (06 a 20 meses)
11h15m Vamos colar! – Atelier Corte e… Colagem (21 a 47 meses)
11h Folar da Páscoa
15h Hora do Conto: “Contas tu ou conto eu?!”

Sábado 18
11h Oficina de música: “Música para Pais”
(atelier de cerâmica a funcionar em simultâneo para os filhos a partir dos três anos)

Domingo 19
10h Manhãs saudáveis: Tai-Chi-Chuan
11h Saber a pão
15h Pequenos Artistas
15h30 Tardes saudáveis: Yoga em família (crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por um adulto)
16h30 Tardes saudáveis : Yoga (adultos)

Sábado 25
11h Oficina de Cerâmica

Domingo 26
10h Manhãs saudáveis: Tai-Chi-Chuan
11h A vida na Quinta – Os Animais
15h Farmácia Rural
15h30 Tardes saudáveis: Yoga em família
16h30 Tardes saudáveis : Yoga

Neste mês, destacamos na Quinta Pedagógica:

- Folar da Páscoa (dias 4 e 5)
O Folar é um símbolo gastronómico da quadra Pascal. Habitualmente doce, a sua característica mais comum é o topo, ostentando um ou vários ovos cozidos, meio ocultos pelas tiras de massa cruzada que os cobre. Nas diversas regiões do nosso país, encontramos uma variedade de receitas e formatos e, em Trás-os-Montes e Alto Douro, o doce dá lugar ao salgado e o folar é recheado com pedaços de carne. Aqui na Quinta, a nossa receita é doce e vamos ensinar-vos como se faz, para depois poderem experimentar lá em casa.

- Oficina de música para pais (dia 18)
Vamos falar aos adultos da música para crianças, proporcionando o contacto com rimas infantis que integram diferentes elementos musicais, com canções que embalam ou que contam uma história, com jogos de ritmo e de interacção, com música gravada para escutar, dançar ou imaginar, com sons de instrumentos, com ambientes de ontem, de hoje e de sempre.

- Tardes Saudáveis (dias 19 e 26)
Yoga (adultos)
A vida numa Quinta é, por definição, saudável. As aulas de Yoga contribuem para o bem estar físico e mental de cada participante.
Yoga em Família (crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por um adulto)
Exercícios maioritariamente realizados a pares (constituídos por uma criança e um adulto), contribuindo para o aprofundamento dos laços afectivos entre participantes de uma mesma família, e promovendo uma maior interacção entre a criança e o seu acompanhante adulto (mãe, pai, avó, avô, irmão, tia, etc.), de forma a permitir que a criança desenvolva uma melhor consciência de si mesma, auto-controle e concentração, de uma forma dinâmica e criativa.

E não perca também:
Da tosquia à cor da lã
A lã é uma matéria-prima extraordinária, de origem animal, que oferece inúmeras e diversificadas utilizações. Descubra o ciclo de produção da lã e as diversas técnicas tradicionais de a tratar.

- Manhãs Saudáveis: Tai Chi Chuan
Com a Primavera, regressam as Manhãs Saudáveis, com o Tai Chi Chuan. Todos os Domingos, convidamos, mais uma vez, toda a família a relaxar corpo e mente, aqui na Quinta Pedagógica.

- Só para bebés!
- Vamos pintar!
- Atelier de gatafunhos (dos 6 aos 20 meses)
As texturas das tintas podem ser muito aliciantes - ou funcionarem como repelentes! Neste atelier vamos deixá-los experimentar, aos seus próprios ritmos, com as mãos, os pés, o que calhar, que a água e as toalhas limpam tudo no final!

- Só para bebés!
- Vamos colar!
- Atelier de corte e... colagem (dos 21 aos 47 meses)
Quanto às tesouras e à cola... Bem, digamos que tudo o que é novidade é estimulante! Mesmo já estando habituados a fazer na escola, são poucos os que já fizeram com os pais. E é ainda mais divertido se tiverem companhia!

A Hora do Conto - “Contas tu ou conto eu?!”
Sessão de contos destinada a Pais e Mães, mas também a Avós, Tios e Tias, Primos e Primas, ou seja, todos os que tenham vontade de criar espaços e tempos familiares de partilha e cumplicidade com as crianças, através desse mundo mágico dos livros e dos contos que nos contam.

Saber a pão
Eis um alimento que todos conhecemos e todos gostamos. Mas fazê-lo não é fácil. Queremos que conheçam todas as fases que conduzem à sua confecção e, no final todos poderão saborear o pão quentinho.

Pequenos artistas
Os Pequenos Artistas são actividades para partilhar, falar, criar e descobrir, sempre a brincar.
Podemos desenhar, pintar, colar, modelar, mas acima de tudo criar momentos de diversão em família, que depois possam recriar em casa.

Oficina de Cerâmica
Algumas actividades associadas à vida rural permitem também a exploração plástica e artística. Na Oficina de Cerâmica vamos dar largas à imaginação dos nossos pequenos artistas e descobrir mais um pouco sobre esta arte.

A vida na Quinta – Os animais
De manhã, o rebanho deixa o curral e vai passar o dia no prado. É preciso abrir-lhe as portas e preparar depois o seu regresso a “casa”: limpar o curral, fazer as camas, preparar o jantar. Todos podemos participar nestas tarefas, contribuindo para o bem-estar dos animais da Quinta.

Farmácia Rural
As plantas são uma fonte tradicional/rural de medicamentos e outros produtos relacionados com a saúde e bem-estar humano. Este conhecimento, de que as plantas cura, passa de geração em geração e faz parte da cultura dos povos. Nestas sessões, para além de observarmos as plantas da quinta, vamos fazer unguentos, xaropes, pomadas e outras mezinhas.


Para saber mais sobre estas e outras actividades que consulte http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt.
Estas actividades
destinam-se a crianças a partir dos 3 anos e têm o limite de 15 participantes (excepto as actividades assinaladas). As marcações efectuam-se sempre a partir da segunda-feira anterior ao dia em que pretende realizar a actividade. Esta
programação está sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Contactos:
Quinta Pedagógica dos Olivais
Rua Cidade de Lobito,
Olivais Sul
1800-088 Lisboa
T: 21 855 09 30 F:21 855 09 48
E: quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt
W: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt

Sem comentários: