quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fevereiro na Quinta Pedagógica dos Olivais - Lisboa

Actividade: Fevereiro na Quinta Pedagógica dos Olivais

Local: Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa

Programação:

Sábado 7 - Oficina de cerâmica

Domingo 8 –
11h Saber a pão
15h Hora do Conto: “Contas tu ou conto eu?

Sábado 14
11h Farmácia Rural
15h Da tosquia à cor da lã

Domingo 15
10h30 Só para bebés! - A Importância dos Jogos I – Introdução à
melhor forma de aprendizagem (dos 06 aos 18 meses)
11h15 Só para bebés!- A Importância dos Jogos II – Vamos
aproveitar o Carnaval! (dos 19 aos 47 meses)
11h Aromas e sabores do Minho
15h Aromas e Sabores do Minho

Sábado 21
11h Oficina de cerâmica

Domingo 22
11h Atelier de Carnaval
15h Atelier de Carnaval

Terça-feira 24 - Carnaval
11h Atelier de Carnaval
15h Magia na Quinta

Sábado 28
11h Leite e derivados
15h Aromas e sabores do Minho


- Saber a pão (dia 8)
Eis um alimento que todos conhecemos e todos gostamos. Mas fazê-lo não é fácil. Queremos que conheçam todas as fases que conduzem à sua confecção e, no final todos poderão saborear o pão quentinho.

- Só para bebés! - A Importância dos Jogos (dia 15)
Cada vez mais, temos consciência que os melhores brinquedos dos nossos filhos são os pais! Uns mais atrevidotes e outros mais tímidos, todos precisam de brincar com os seus papás, com os seus avós, irmãos, primos, tios, cães, gatos, vizinhos. São as brincadeiras que melhor estipulam os nossos limites e a nossa relação com os que nos rodeiam. E são também o melhor estímulo para aprender. Porque aprender não tem que ser uma seca!

- Atelier de Carnaval (dias 22 e 24)
Vaca, porco ou rato? Vem à Quinta escolher e criar a tua própria máscara.

- Magia na Quinta (dia 24)
Com o Carnaval, a magia chega também à Quinta. Um espectáculo de truques e ilusões, mas sobretudo de diversão é o que propomos para um carnaval cheio de emoções aqui na Quinta.

E não perca também:
Oficina de Cerâmica
Algumas actividades associadas à vida rural permitem também a exploração plástica e artística.
Na Oficina de Cerâmica vamos dar largas à imaginação dos nossos pequenos artistas e descobrir mais um pouco sobre esta arte.

Aromas e Sabores do Minho
A cozinha é uma fonte de aromas e sabores que se torna numa extraordinária experiência sensorial. É, também, um laboratório cheio de truques e curiosidades científicas que tornam a sopa, os doces, o pão, em algo mais estranhos do que parece. A gastronomia Minhota será o ponto de partida para experiências divertidas nas nossas cozinhas.

Da tosquia à cor da lã
A lã é uma matéria-prima extraordinária, de origem animal, que oferece inúmeras e diversificadas utilizações. Descubra o ciclo de produção da lã e as diversas técnicas tradicionais de a tratar.

A Hora do Conto - “Contas tu ou conto eu?!”
Sessão de contos destinada a Pais e Mães, mas também a Avós, Tios e Tias, Primos e Primas, ou seja, todos os que tenham vontade de criar espaços e tempos familiares de partilha e cumplicidade com as crianças, através desse mundo mágico dos livros e dos contos que nos contam.

Farmácia Rural
As plantas são uma fonte tradicional/rural de medicamentos e outros produtos relacionados com a saúde e bem-estar humano. Este conhecimento, de que as plantas cura, passa de geração em geração e faz parte da cultura dos povos. Nestas sessões, para além de observarmos as plantas da quinta, vamos fazer unguentos, xaropes, pomadas e outras mezinhas.

Leite e Derivados
Como é que o leite se transforma em manteiga? Vamos descobrir como é que se faz a manteiga e a importância não apenas deste, mas de todos os derivados do leite na nossa alimentação.

Estas actividades destinam-se a crianças a partir dos 3 anos e têm o limite de 15 participantes (excepto Só para bebés!). As marcações efectuam-se sempre a partir da segunda-feira anterior ao dia em que pretende realizar a actividade. Esta programação está sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Contactos:
Quinta Pedagógica dos Olivais
Rua Cidade de Lobito,
Olivais Sul
1800-088 Lisboa
T: 21 855 09 30 F:21 855 09 48
E: quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt
W: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt

Idade: Maiores de 3 anos

Sem comentários: