quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ESPECIAL PÁSCOA no CAM - Lisboa

Actividade: ESPECIAL PÁSCOA no CAM - Lisboa

Horários:
10h00 ; 14h30

A.Classificação etária: 4 a 6 anos; 7 a 11 anos

Programas:
De Março/30 a Abril/3
Espelho meu, espelho meu... quem és tu e quem sou eu?!
ARTES PLÁSTICAS
Concepção e Orientação Carlos Carrilho e Andreia Dias
Quem és tu? Como te vês? Como achas que os outros te vêem? De quantas formas diferentes conseguirias representar-te? Tu e o teu reflexo no espelho serão exactamente a mesma pessoa? A partir do diversificado conjunto de retratos e auto-retratos presentes na colecção, esta oficina é um convite à observação, à reflexão e à construção de retratos especiais, capazes de mostrar exactamente quem somos quando conseguimos ver-nos pelos nossos olhos e pelos olhos dos outros ao mesmo tempo.

Gavetas de memórias
e ideias de encaixar
ARTES PLÁSTICAS
Concepção e Orientação Vera Alvelos e Adriana Pardal
Dentro do Centro de Arte Moderna há uma caixa-gaveta, suspensa na parede, quase uma pintura-quase uma escultura, com objectos tão curiosos que nos deixam a pensar: o que acontece às gavetas quando se tornam guardadoras de histórias? Será por isso que alguns móveis cheios de gavetinhas se chamam móveis-contadores? Contadores de quê? De todas as histórias que aí se guardaram?
Será possível que uma obra de arte seja também isto mesmo: uma espécie de gaveta guardadora de histórias, memórias, acontecimentos e ideias?

De Abril/6 a 9
Mundos a preto e branco!
ARTES PLÁSTICAS
Concepção e Orientação Carla Rebelo e Rita Cortez Pinto
Será possível ver o mundo apenas a preto e branco? Se olharmos para as coisas apenas com estas duas cores o que é que vemos? E quando as cores ganham movimento? Que ilusões de óptica nos acontecem? A partir da exploração do preto e branco na pintura, escultura e desenho, os participantes irão conhecer e experimentar uma série de técnicas e materiais diferentes, sempre a duas cores, onde o movimento e a ilusão de óptica permitirão conhecer melhor o que é a arte cinética.

O que é uma instalação?
Essa é que é a questão!
ARTES PLÁSTICAS
Concepção e Orientação Carolina Silva e Sara Franqueira
Quando as esculturas se projectam no espaço e nos convidam a entrar, será que passamos a fazer também parte da obra? Onde começam e acabam estas esculturas espalhadas por tantos lados? Como é possível vê-las por inteiro se tanto estamos dentro como fora delas? Será que o espaço do museu também faz parte disto tudo? Uma oficina de construção de esculturas que se expandem no espaço e nos convidam a fazer parte delas.

B.Classificação etária: 7 a 9; 11 a 13 anos

De Março/30 a Abril/3
Sonoridades luminosas
Concepção e Orientação Simão Costa e Mário Rainha Campos
Será possível ver o invisível? Ouvir o inaudível? O que poderão o som e a luz ter de semelhante?
Poderá o som ter cor? E a luz soar a alguma coisa? Tendo as obras da colecção do Centro de Arte Moderna como inspiração, esta oficina propõe jogar com as artes visuais e sonoras, tentando encontrar semelhanças e diferenças e desenvolvendo experiências em que se torna possível desenhar no espaço com os sons e escutar no escuro os desenhos que a luz consegue fazer.
A Páscoa celebra o renascer da vida. Após o Inverno, quando a terra parece morta ou adormecida, de repente a vida surge como por milagre. Tudo renasce e floresce. O mundo enche-se de cor e de luz. A Páscoa é um tempo de alegria que dá origem a múltiplas celebrações nas diferentes culturas.
Local:
Centro de Arte Moderna – Gulbenkian – Lisboa
A marcação é feita pelo telefone 21 782 3800, pelo fax 21 782 3014 ou pelo email pgec@gulbenkian.pt

Sem comentários: