sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Concurso “Descobre o teu Céu” desafia mirandês e conquista quatro continentes

Actividade: Concurso “Descobre o teu Céu”

"Descobre o teu Céu" desafia mirandês e conquista quatro continentes

Do Brasil à Índia e Austrália, por todos os continentes à excepção da gelada Antárctida, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) está a lançar um desafio global a todas as crianças: descobrir o céu e inventar nomes e histórias para as estrelas.

Inicialmente pensado para as escolas e famílias portuguesas, o projecto "Descobre o teu Céu" está a conquistar parceiros por todo o mundo. Jovens "cientistas" de Portugal, Brasil, Estados Unidos, Austrália, Moçambique, Reino Unido e Índia têm agora até 21 de Junho de 2009 (dia do solstício de Verão) para fazerem uso da sua imaginação e criar um novo céu.

Em Portugal, o desafio também está a ganhar outra dimensão: as
histórias das constelações inventadas já podem ser contadas em mirandês.

O objectivo do projecto multidisciplinar e multicultural liderado pelo Museu da Ciência é despertar o interesse pela Astronomia por todo o mundo.

Os melhores trabalhos serão premiados e publicados na Internet. Os resultados serão divulgados a 21 de Dezembro de 2009 (coincidindo com o solstício de Inverno) no sítio oficial da Comissão Internacional do
Ano Internacional da Astronomia (http://www.astronomy2009.org/), que o escolheu o "Descobre o teu Céu" como projecto especial.

Adicionalmente, os concorrentes terão direito a um certificado de participação, bem como a visitar gratuitamente o Museu da Ciência da UC e ainda o Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro, Brasil.

A participação no "Descobre o teu Céu", ou em inglês "The Sky: Yours to Discover", está aberta a equipas compostas por (pelo menos) um adulto e entre 5 a 20 crianças. Os grupos concorrentes serão divididos em cinco escalões etários (7-8, 9-10, 11-12, 13-14 anos) e terão de competir com dois ou mais mapas do céu de diferentes meses do ano, também disponíveis no sítio do Museu da Ciência da UC na Internet (http://www.museudaciencia.pt/).

O concurso exige inscrição prévia, a realizar até 21 de Março de 2009 (dia do equinócio da Primavera) através do endereço electrónico do Museu da Ciência (aia2009@ci.uc.pt), para onde deverão ser também
enviados os trabalhos finais (com a referência ao concurso "The Sky:
Yours to Discover").

O projecto "Descobre o teu Céu" arrancou em Janeiro e foi especialmente concebido para as escolas e as famílias portuguesas.
Ganhando um novo fôlego no âmbito da organização do Ano Internacional da Astronomia 2009, o concurso nacional transforma-se agora numa competição verdadeiramente global. Deste modo, os concorrentes portugueses (público escolar e famílias) vêem prorrogado em seis meses o prazo de entrega dos trabalhos, que terminava a 21 de Dezembro.

Para além do Museu da Universidade de Coimbra, a versão internacional do "Descobre o Teu Céu" conta com a parceria do Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, do Centro de Ciência Viva de Constância, do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro (Brasil), da Universidade do Texas (Estados Unidos), do Australian Centre for Astrobiology (Austrália), da Escola Portuguesa de Moçambique, da Universidade de Glamorgan (Reino Unido) e da Confederation of Indian Amateur Astronomers (Índia).

Para mais informações, os interessados poderão contactar o Museu da Ciência da UC através do número de telefone 239 854 350.



Sem comentários: