segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DE SINTRA - Cacém


Actividade: FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DE SINTRA - Cacém

O Concelho de Sintra é palco do I Festival Internacional de Marionetas de Sintra, iniciativa que pretende promover e divulgar este tipo de Teatro. Nos dias 15 e 16 de Novembro subiu ao palco “A Ver Navios” (D. João VI vs Carlota Joaquina), pelo grupo S. A. Marionetas (Portugal).

Esta peça relata a fuga do Rei D. João VI para o Brasil, na sequência da invasão das tropas napoleónicas: “Estamos em 1807. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação.

No gabinete, D. João VI reúne com os seus conselheiros, tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu.

Em Lisboa, finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada, a corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.”

Organizada pela Câmara Municipal de Sintra e o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra, a primeira edição do “Festival Internacional de Marionetas de Sintra”(FIMS) decorre como fruto da experiência no campo do teatro de marionetas do grupo residente “Fio D´Azeite- Grupo de Marionetas”.

Este certame pretende a curto prazo, marcar um território singular no calendário dos festivais de marionetas em Portugal e, a médio prazo, caminhar no sentido de estruturar solidamente o “Festival Internacional de Marionetas de Sintra”, tanto no panorama nacional, como a nível europeu.

Todos os espectáculos decorrem no Auditório Municipal António Silva, no Cacém.

Próximos espectáculos:
22 Nov- “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda Grupo: Teatro Art’Imagem (Portugal)
23 Nov- “Crokorócódilo” Grupo: Algazarra (Portugal)
29 e 30 Nov- “Contaloucos” Grupo: Tanxarina (Espanha)
6 a 21 Dez- Sopa da Pedra Grupo: Fio d’Azeite / Chão de Oliva (Portugal)

Auditório Municipal António Silva
Shopping Cacém – Rua Coração de Maria, nº1 – 2735-285 Cacém
Tel. 21 914 54 46
Informações e Reservas: Telf.: 21 923 37 19/ 919 263 256
Horário:Seg a Sex, 10h00-18h00

Sem comentários: