terça-feira, 7 de outubro de 2008

Sonoridades aquáticas - Lisboa

Actividade: Sonoridades aquáticas (Música)

Local: Sede da Fundação Gulbenkian, em Lisboa

Oficinas para crianças e jovens
OFICINA DE EXPLORAÇÃO MUSICAL ELECTROACÚSTICA
Concepção e Orientação Etiénne Lamaison e Simão Costa
Fazer o mundo aéreo do som parecer líquido tem sido, ao longo dos tempos, um desafio
criativo para muitas gerações de compositores. A água, elemento vital, sempre inspirou os compositores pela multiplicidade de estados que pode assumir, do gasoso ao sólido, e dos seus movimentos, dos mais sossegados aos mais selvagens e destruidores. O barroco como arte do movimento tanto na música como na arquitectura ou na escultura, foi sem dúvida buscar ao elemento líquido uma grande parte da sua força criativa. Já no Século XX, os compositores impressionistas Debussy e Ravel deram “imagens sonoras” dos jogos complexos que esta
matéria cria ao longo do seu percurso. Hoje em dia os computadores permitem recriar os modelos aleatórios dos líquidos. De maneira relativamente simples a informática musical actual permite criar sonoridades inéditas e individuais e integrá-las numa composição/improvisação em tempo real. Antes de vires para esta oficina desperta a tua imaginação sobre o tema da água. Vem descobrir o que outros músicos já encontraram e depois, junto com instrumentos acústicos e electroacústicos, vamos tornar reais os sons que sonhaste.

Data e horário: 14 e 21 de Março, às 10 horas

Preço: 7,50 €

Duração: 2 horas

Observações:
A maior parte das visitas e oficinas requer marcação prévia até 8 dias de antecedência.
A marcação é feita pelo telefone 21 782 3800, pelo fax 21 782 3014 ou pelo email pgec@gulbenkian.pt e está sujeita a confirmação.
O horário de atendimento é de segunda a sexta das 10h30 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.
Para contactos por fax ou email é favor enviar as informações o mais completas possível, indicando o nome do participante, o nome do responsável pela marcação e respectivos contactos, bem como a designação da actividade, a faixa etária, a data e o horário.

A reserva de actividades que requerem marcação prévia é feita trimestralmente.
O ponto de encontro está assinalado junto de cada actividade. Solicitamos a comparência dos participantes cerca de 15 minutos antes da hora marcada para o início da actividade.
As desistências deverão ser comunicadas com a máxima antecedência, até 15 dias antes da data da actividade.
A programação está sujeita a alterações.
A Fundação encerra nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro.

Idade:
Dos 6 aos 9 anos
Dos 10 aos 12 anos
Dos 13 aos 17 anos

Sem comentários: