segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pelos caminhos do museu - Lisboa



Actividade: Pelos caminhos do museu - Lisboa

Pelos caminhos do museu
Programas educativos temáticos nas galerias do Museu Gulbenkian e/ou exposições temporárias, associados a oficinas criativas e destinados apenas a crianças.


Classificação Etária:
Dos 4 aos 12 anos

Local:
Museu Gulbenkian
Lisboa

A marcação é feita pelo telefone 21 782 3800, pelo fax 21 782 3014 ou pelo email pgec@gulbenkian.pt

Preço: € 7,50

Programa:
5/Outubro – 10h30
Chá, café e chocolate:
histórias de viagens
Sabem quem é Zamora? É um menino! E Madame du Barry? Uma senhora importante! Estão juntos na França do Século XVII com uma chávena de chocolate. Ou será café? Aí está um mistério que iremos desvendar.


11/Outubro
14h30
Crianças como nós:
no antigo Egipto

Por acaso, já conheceram alguma criança do tempo dos faraós? Não? Então vamos conhecer e conversar com ela. Por exemplo: tens um quarto só para ti? De que são feitos os teus brinquedos? Gostas de andar descalço? Olha que isso é perigoso junto ao Nilo! Costumas ter lombrigas? Tomas banho diariamente? E quanto à escola, como é que isso vai? Deves estudar bastante e bem, porque vocês, egípcios do antigamente fizeram e descobriram coisas que nos deslumbram todos os dias! Olha, quem me dera saber escrever como tu!

12/Outubro – 10h30
Carecas, cabeleiras e chapéus
– tudo tem a sua razão
Nem sempre é por ser velho que um homem é careca. Também não é por ser velha que uma senhora francesa do Século XVII tem os cabelos brancos! E há por este museu fora uns chapéus tão diferentes uns dos outros… Que razões haverá para tudo isto? É que não é mesmo por acaso!


18/Outubro – 14h30
O astrónomo
O céu à noite é um espectáculo maravilhoso que as luzes da cidade não deixam ver. Vamos então conversar com este astrónomo para sabermos um pouco mais acerca de si próprio e dos astros. Vamos conversar também com o pintor que fez o seu retrato, para aprendermos alguma coisa sobre este género de pintura intimista.

10/Outubro – 10h30
Vamos conhecer Molière?
Estudas francês? Se estudares, poderás ler os seus livros sem precisares de tradução. Este escritor viveu no tempo do rei Luís XIV e escrevia comédias que os nobres liam na corte de Versalhes. Achas que o escultor lhe deu um ar de pessoa divertida? Seria isso importante?

2/Novembro – 10H30
Desertos, tendas e tapetes
Que relação estranha é esta? Porque é que haverá tendas e tapetes nos desertos? Que terão os tapetes a ver com este imenso vazio?


8/Novembro – 14H30
Como nasce uma escultura?
Parece um milagre como de um bloco de pedra ou pedaço de madeira pode nascer um corpo de criança, uma flor, um leão ou até mesmo o deus Apolo que nos recebe à porta do Museu, tão ágil, tão leve…

9/Novembro – 10H30
Grécia clássica: roupas, acessórios, maquilhagem – tudo revela uma cultura
Se visitarmos Esparta ou Atenas, nessa época antiga, onde tanto da nossa cultura teve origem, logo notaremos como a forma de vestir numa e noutra cidade nos revela mundos totalmente diferentes.

15/Novembro – 14H30
Lendas do outono no museu
As lendas não devem desvendar-se antes do tempo. Vamos conhecê-las nas galerias do Museu Gulbenkian, porque é nas obras de arte que iremos lê-las. As obras de arte são livros. É preciso saber lê-las.

16/Novembro – 10H30
As luzes antigas
Já ouviste falar na lâmpada de Aladino? Era uma luz de tempos antigos. Nesse tempo, como agora, havia muitas outras luzes: umas de fogo cá na terra, outras de fogo, mas no espaço, e ainda outras na nossa cabeça, aquilo a que chamamos ideias. Mas há mais. Que luzes iremos nós ver?

22/Novembro – 14H30
Ambiente e ambientes
Cada tempo e cada lugar têm o seu próprio ambiente. Vamos percorrer o Museu Gulbenkian. Se pudermos, iremos também ao parque. Tudo para podermos perceber de onde vem essa ideia de ambiente e o que poderemos fazer para que o nosso seja melhor.

23/Novembro – 10H30
O mundo de La Fontaine
La Fontaine escreveu fábulas, histórias que nos divertem, ensinam e fazem pensar. Fala-nos de animais e de pássaros mas a moral da história tem sempre a ver connosco.


6/Dezembro – 14H30
Histórias de Natal
As histórias de Natal são sempre um presente de amor. E são sempre uma surpresa. Por isso vamos deixá-las escondidas até essa altura.

7/Dezembro – 10H30
Caixas e surpresas
Às vezes os presentes vão dentro de caixinhas. Mas as caixas servem para muitas outras coisas, como veremos no Egipto, no Japão, em França…

13/Dezembro – 14H30
Crianças como nós: no oriente islâmico
Vamos viajar por alguns países do Oriente Islâmico e tentar descobrir como viviam ali as crianças de outros Séculos. E agora? Sabem como é?

14/Dezembro – 10H30
Viagens ao oriente: porcelanas, naus e chá
Pelo museu fora, atravessamos países longínquos por onde os portugueses andaram e onde deixaram importantes sinais da nossa cultura. Também levaram coisas de uns países para os outros, trouxeram novidades para cá… Estas viagens e trocas enriqueceram o mundo. Já tinhas pensado nisto? Vamos tentar então descobrir nas galerias alguns desses vestígios que os portugueses deixaram por todo o lado.

3/Janeiro – 14H30
A natureza de olhos abertos, a natureza de olhos fechados
Se o tempo estiver bom, o programa vai ser dentro e fora do Museu Gulbenkian, se estiver mau, vai ser dentro e totalmente diferente, mas sempre divertido.

4/Janeiro – 10H30
À descoberta das cores
Olha lá para fora com atenção e repara bem na beleza de cada cor. Mesmo se o dia estiver
cinzento, vais descobrir como há tantas cores e tão diferentes. Algumas árvores do parque
ficam quase brancas! É uma grande surpresa que a natureza cada dia nos oferece com as suas
cores. Maravilhados, os artistas quiseram imitá-las. Trabalharam, trabalharam e conseguiram.
Também nós vamos trabalhar e conseguir as nossas cores.

10/Janeiro – 14H30
Crianças como nós: na França do Século XVIII
Vamos percorrer a França pelas obras de arte adentro e ver o que andam as crianças a fazer por ali. Não há muitas, mas vamos gostar de conhecê-las a todas conversando com elas e descobrindo como passavam os dias.

11/Janeiro – 10H30
A arte e a terra: materiais naturais
A arte de antigamente fazia-se com materiais naturais: pedra ou madeira, lã, algodão ou seda, chifre ou marfim, ouro ou prata… um nunca mais acabar!


17/Janeiro – 14H30
Mares, rios e lagos
Aquele mar está tão bravo e perigoso e aquele rio é tão manso! A água que dá vida, também pode provocar a morte. Os artistas compreenderam isto bem e quiseram mostrar-nos. De alguma maneira, os artistas estão sempre a ensinar-nos, abrindo novos caminhos à nossa compreensão.

18/Janeiro – 10H30
Bancos, banquetas, cadeiras e sofás
Não são para te sentares e sim para perceberes que a forma dos assentos tem a ver com usos e costumes. Por exemplo: há um certo sofá para contar segredos… há banquetas que nos contam histórias...

24/Janeiro – 14H30
Azulejos e padrões em Isnik
Olha e maravilha-te. Vamos aprender como tudo isto surgiu e vamos tirar daqui inspiração
para trabalharmos o nosso barro e criarmos formas e padrões.

1/Fevereiro – 10H30
Sabes quem é Rembrandt?
Sabes quem é Rembrandt? Foi criança como tu e sempre gostou de pintar. Olhava para o espelho, voltava a olhar e foi pintando o seu rosto ao longo da vida, observando como tudo nele mudava com o tempo. Mas interessou-se igualmente pelo rosto das outras pessoas… e não foi só isso. Por exemplo, a forma como misturou as cores, como lançou pinceladas sobre a tela ou poisou o pincel devagarinho…

7/Fevereiro – 14H30
A bailarina
Vamos conhecer uma bailarina que, ao contrário do que é habitual, não está a dançar, mas a repousar. Depois, iremos procurar outras bailarinas e bailarinos em diferentes obras do Museu. A seguir…

8/Fevereiro – 10H30
Como se vestiam os gregos: sandálias, túnicas e fíbulas
Já reparaste como as sandálias e todo o vestuário da Grécia Antiga influenciaram a moda do
ano que passou? E se calhar ainda a deste ano… Porque se vestiriam assim os gregos desse
tempo?

14/Fevereiro – 14H30
Os jardins no museu
Há vários tipos de jardins aqui no Museu Gulbenkian. Todos eles são obras de arte e és tu que
vais descobri-los um a um. Depois vamos ver porque são desta ou daquela maneira. Sejam eles
como forem, os jardins são sempre uma coisa maravilhosa.

15/Fevereiro – 10H30

Vamos ao Japão
Daqui até ao Japão, o caminho é longo. Enquanto vamos, atravessarás outros países e logo nos dirás o que vais encontrando. Quando tiveres dúvidas, pergunta. Pergunta sempre.

28/Fevereiro – 14H30
Conta-me quem és: olhar a imagem, compreender a vida
Pois é. Hoje é mesmo diferente. É um jogo de descoberta total e és tu que vais jogá-lo com as obras de arte e com a tua equipa.

1/Março – 10H30
Escrever também é desenhar
Lembraste como começaste a aprender a escrever? Se ainda não aprendeste, vais começar hoje, de certeza, porque vais ficar com um tal entusiasmo ao ver como se escrevia noutros tempos ou se escreve ainda hoje, noutras culturas.

7/Março – 14H30
Viagem pela art deco
Esta viagem é única, porque vamos visitar uma exposição temporária que não iremos voltar a ver aqui neste museu. Vem descobrir este estilo da Art Deco em que até os menores objectos do dia-a-dia podem ser obras de arte.

8/Março – 10H30
Palácios fechados com o mundo lá dentro
Alguma vez pensaste que as famílias reais, e os nobres em geral, pouco saíam dos seus palácios?
É por isso que os palácios tinham de ser um mundo fechado mas fascinante.


14/Março – 14H30
O retrato e a paisagem – Inglaterra no Século XVIII

Os ingleses sempre amaram a natureza e até nos retratos podemos ver isso. Mas vamos ver
muito mais coisas. Ora diz lá o que vês aqui neste!? E naquele ali? Vês alguma espiga de trigo
ou algum pássaro sobre o mar?

15/Março – 10H30
Instrumentos musicais?
Vamos à procura de instrumentos musicais em algumas culturas representadas no Museu Gulbenkian. Já encontraste algum? Então vamos tentar descobrir quando apareceu, de que matéria é feito… Quem o tocava? Onde? Como? Porquê?


22/Março – 10H30
Da Macedónia à Índia: as conquistas de Alexandre
Quem seria este Alexandre e porque foi ele tão longe? O certo é que as suas conquistas modificaram o mundo. Tens algum amigo chamado Alexandre? Repara como este nome é tão antigo e ainda hoje o usamos tanto.


4/Abril – 14H30
Do Japão à França: piqueniques no museu
Todos nós, em todo o tempo e lugar, gostamos das coisas boas da vida. Uma delas é o contacto com a Natureza. É bom fazer piqueniques, não é? Como seriam os piqueniques de outras épocas?

9/Maio– 14H30
Vamos conhecer Le Breton
Vamos conhecer este pintor que nos visita por pouco tempo. É uma exposição temporária.


10/ Maio – 10H30
O génio da Assíria e o tempo das flores
A água é sagrada porque fecunda a terra. Assim nascem as flores, os frutos, os animais e… nós.
Só com água é possível a vida. Que terá isto a ver com Génios e Assírios?


16/ Maio – 14H30
Ricos e pobres nos palácios
Vamos descobrir o que fazem ricos e pobres nos jardins de Versalhes entre 1775 e 1777. O que fariam ricos e pobres em Lisboa nessa altura?


17/ Maio – 10H30
As viagens da seda
Sabes o que é o bombyx mori? Pois foi ele que “inventou” a seda na China, há muitos, muitos anos. A seda foi depois levada pelo mundo fora seguindo um percurso especial chamado Rota da Seda e chegou até cá.

24/ Maio – 10H30
O mundo de Fantin-Latour
Fantin-Latour visita-nos a partir deste mês ajudando-nos a compreender melhor as obras que realizou e pertencem à colecção Gulbenkian. Vamos ver outros retratos e naturezas mortas que pintou, conhecer pessoas da sua família e muitas coisas mais.

20/Junho – 14H30
Conversar com a arte e saber quem sou
O teu Bilhete de Identidade diz-te quem és. Mas será que te diz como és? Provavelmente só através daquilo que pensamos, dizemos, sonhamos e fazemos é que vamos descobrir quem somos.

21/Junho – 10H30
Da pulseira à pregadeira:
o que é uma jóia?
Ouvimos falar de jóias verdadeiras, ouvimos falar de jóias falsas… mas afinal, o que são jóias e para que servem? Terão tido sempre o mesmo significado em todas as culturas e em todas as épocas?


Sem comentários: