terça-feira, 7 de outubro de 2008

Jardins que o jardim contém - Lisboa

Actividade: Jardins que o jardim contém

Local: Jardim Gulbenkian, em Lisboa

Oficinas para famílias
Orientação Nuno Neves e Vanda Vilela
Cultivar o interesse pelo Jardim Gulbenkian através de actividades para famílias, que simultaneamente têm uma nota criativa e uma nota didáctica, explorando a sua orgânica multifacetada. Acontecem no ciclo do Outono e da Primavera, agrupando-se em cada um deles, oficinas dedicadas aos habitats, aos animais e aos sentidos, onde se explora a orgânica do jardim, e se criam outros micro-jardins e seres imaginários.

Data e horário: De Outubro a Junho, aos Sábados, às 15 horas

Oficinas:
- Floresta dos arrepios
Construir caras nas árvores.
Imaginem que as árvores, além de tronco, ramos e folhas, também tinham cara. Como é que seria? Sorridente ou monstruosa? Olhos grandes? Barbas e bigode? Narigudas ou bochechudas?
Com barro e outros materiais naturais, vamos criar uma floresta diferente.
11 de Outubro e 13 de Junho

- Para te ver melhor!
Construir novos olhos para observar o jardim. Imaginemos um olho um metro acima da nossa cabeça. Ou na parte de trás da cabeça. Imaginemos que, em vez de um, são muitos. Construção de periscópios e outros artifícios. Perspectivas de visão: aérea como os pássaros. Rastejante como as formigas.
18 de Outubro

- Cozinha do bosque
Conseguir diferenciar cheiros e sabores.
Salgado, doce, ácido, amargo, picante. Jogo de adivinhas através do sabor e do olfacto. Vamos preparar areias de verdura (tília) para levar para casa e vamos experimentar umas já cozinhadas acompanhadas com diferentes tipos de chá.
25 de Outubro, 9 de Maio e 6 de Junho

- Pernas para que vos quero?!
Construir uma centopeia. Grande, de corpo comprido, anéis coloridos e muitas patas, para percorrer o jardim de uma ponta à outra. Será uma construção em equipa, a cada família cabe uma parte do corpo, dois pares de pés e muita imaginação.
1 de Novembro e 23 de Maio

- Colmeia do prado
Construir uma colmeia.
Tal como as abelhas, que se entreajudam, vamos fazê-la em grupo. Cada família fará dois ou três favos hexagonais para formar a grande colmeia. Escolhido o local ideal do jardim para a situar, será rapidamente ocupada pelas nossas coloridas abelhas.
8 de Novembro e 30 de Maio

- Onde vais, vento?
Construir mangas de vento com a forma de carpas (Koinobori). A carpa é um peixe que nada contra as correntes fortes, simbolizando por isso a energia e a perseverança. No Japão são içadas para festejar o dia das crianças. As carpas voadoras vão-nos ajudar a descobrir a direcção do vento.
15 de Novembro e 25 de Abril

- Tartarugas do jardim
Construir tartarugas para povoar o jardim.
As nossas famílias, em grupo, irão criar divertidas tartarugas com carapaça, cabeça, cauda e patas. No final deixaremos no jardim uma variada e verdadeira família de tartarugas.
22 de Novembro e 11 de Abril

- Guardadores de sonhos
Criar instrumentos criadores ou amplificadores de sons, inspirados na morfologia das corolas de flores. No jardim existem flores assim, mas no nosso imaginário existem outras não menos extraordinárias.
29 de Novembro

- Nenúfares do lago
Construir um nenúfar.
Os nenúfares são plantas, e casas, jangadas, pontes para outros nenúfares ou outras margens.
As folhas de nenúfar são circulares e resistentes. Um nenúfar gigante construído em grupo para colocar no lago. Para habitantes imaginários ou para verdadeiros habitantes do jardim.
18 de Abril

- Teia do pinhal
Construir uma teia. As teias têm um processo de construção determinado, quase matemático.
Primeiro constrói-se um quadrado. Dos lados deste quadrado são lançados fios que se cruzam no mesmo ponto central, a partir do qual a aranha constrói uma espiral.
Aprendendo esta técnica vamos criar a nossa própria teia num local especial. Ela pode ligar uma árvore a uma pedra, a um banco ou mochila.
16 de Maio

Preço: 7,50 € (criança e adulto)

Duração: 2 horas

Observações:
A maior parte das visitas e oficinas requer marcação prévia até 8 dias de antecedência.
A marcação é feita pelo telefone 21 782 3800, pelo fax 21 782 3014 ou pelo email pgec@gulbenkian.pt e está sujeita a confirmação.
O horário de atendimento é de segunda a sexta das 10h30 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.
Para contactos por fax ou email é favor enviar as informações o mais completas possível, indicando o nome do participante, o nome do responsável pela marcação e respectivos contactos, bem como a designação da actividade, a faixa etária, a data e o horário.

A reserva de actividades que requerem marcação prévia é feita trimestralmente.
O ponto de encontro está assinalado junto de cada actividade. Solicitamos a comparência dos participantes cerca de 15 minutos antes da hora marcada para o início da actividade.
As desistências deverão ser comunicadas com a máxima antecedência, até 15 dias antes da data da actividade.
A programação está sujeita a alterações.
A Fundação encerra nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro.

Idade: Dos 4 aos 6 anos

Sem comentários: