sábado, 19 de janeiro de 2008

Concurso “Descobre o teu céu”

Actividade: Concurso “Descobre o teu céu”

Concurso “Descobre o teu céu”
convida jovens a criar novas constelações

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se ao Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e à Critical Software na promoção, durante o ano de 2008, do Concurso “Descobre o teu céu! novas constelações”. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do programa de Celebração do Ano Internacional da Astronomia, assinalado em 2009, dirige-se aos alunos do Ensino Básico de escolas nacionais, públicas ou privadas. Os resultados do concurso serão anunciados no dia do equinócio da Primavera, a 21 de Março de 2009.

A todas as constelações está associada uma história que faz parte da mitologia da Antiguidade Clássica, dos índios da Amazónia ou dos Egípcios. Com o intuito de cultivar o gosto dos mais novos pela Astronomia, a organização do concurso propõe aos alunos de todas as escolas realizarem, a partir de quatro mapas, um desenho de novas constelações e uma narrativa.

“A partir das estrelas de certas partes do céu que foram seleccionadas, inspirados na observação do céu real e/ou do céu de um planetário, ou simplesmente a partir de uma representação das estrelas numa imagem, pretende-se que os alunos construam novas constelações e desenvolvam histórias a elas associadas”, revela a organização.

Reunidos em equipas de cinco a 20 alunos e acompanhados por um professor, os participantes poderão desenvolver o seu espírito de observação, a sua criatividade e a sua capacidade imaginativa. “Descobre o teu céu! novas constelações” é assim uma actividade transdisciplinar que vai também solicitar a capacidade de escrita dos concorrentes.

Os mapas do céu e o regulamento de “Descobre o teu céu! novas constelações” encontram-se disponíveis nos sítios dos dois Museus (http://www.museudaciencia.pt/ e http://www.mc.ul.pt/) e no sítio oficial do Ano Internacional da Astronomia (http://www.astronomia2009.org/).

A organização conta ainda com a colaboração do Público Online nos momentos-chave do concurso. O lançamento de “Descobre o teu céu!”, a apresentação dos resultados e a divulgação da lista dos premiados serão assim acessíveis a partir do site do jornal, que também divulga um link para os regulamentos e para a página web do concurso.

O número de candidaturas para o “Descobre o teu céu” não tem limite, estando as inscrições abertas até 30 de Novembro de 2008, e os trabalhos aceites até 21 de Dezembro de 2008 (data do solstício de Inverno). O regulamento do concurso indica ainda que o júri irá escolher os melhores trabalhos de cada escalão, que serão reunidos num livro a publicar em 2009, obra que será distribuída por todos os Agrupamentos de Escolas do país, como uma das concretizações do Ano Internacional da Astronomia.

Sem comentários: