quarta-feira, 15 de agosto de 2007

PALÁCIO DE MONSERRATE - Sintra


Actividade: PALÁCIO DE MONSERRATE - Sintra

Em 1858, Francis Cook contratou James Knowels Jr. para projectar o pavilhão que pretendia construir em Monserrate. O arquitecto deparou-se, no entanto, com limitações várias, uma vez que teve de se cingir às estruturas subsistentes do antigo castelinho neogótico de Devisme.

Ainda assim, o edifício construído segundo o risco de Knowels revela-se original e profundamente eclético. Os três corpos do pavilhão - encimados por bolbosas cúpulas vermelhas - apresentam as fachadas rasgadas por portas e janelas de quebratura gótica. A entrada é precedida de pórtico igualmente neogótico, cintado por grandes entablamentos. Na cornija surgem, alternados, modilhões de volutas e arcadas trilobadas e do corpo central emerge, sobre o frondoso parque, um balcão provido de arcaria e ornado com azulejos de imitação mudéjar. No interior, a exuberância decorativa dos estuques e capitéis acentua o carácter orientalizante do pavilhão, nomeadamente na galeria e na "Sala de Música", onde uma profusão de temas indianos e clássicos imprime ao conjunto uma dinâmica própria que resulta em singular efeito estético.
Os soberbos jardins que rodeiam a áulica construção foram concebidos e executados por Stockdale e também por Thomas Gargill que souberam explorar as particularidades micro-climáticas da Serra, obtendo, deste modo, um magnífico parque, no qual se podem observar, ainda hoje, mais de 3.000 espécies exóticas.

Após cerca de meio século de encerramento, o público já pode uma parte do interior do Palácio de Monserrate.
As visitas guiadas ao Palácio incluem uma visita guiada a o ParqueData e horário:

Visitas guiadas: 10.00h; 11.00h; 15.00h; 16.00h (marcação prévia)

Preço: 9 euros
As crianças até aos 5 anos não pagam.

Local:
Situados a 4 Km do centro histórico, na Estrada de Monserrate.
2710-405 Sintra
(Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.)
Tel. 21 923 73 00
Fax. 21 923 73 50
E-mail: info@parquesdesintra.pt
Website: http://www.parquesdesintra.pt

Sem comentários: