quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Casa de Mateus - Vila Real


Actividade: Casa de Mateus

Os estudos referentes ao Solar de Mateus são unânimes: é uma das obras mais significativas no quadro da arquitectura civil portuguesa do período barroco. Na realidade, e apesar das muitas questões de autoria que permanecem por esclarecer, neste sumptuoso solar podemos observar um dos modelos arquitectónicos de maior erudição, que tira partido de uma planta em U, dinamizada pelos pátios e escadarias. E não apenas pelos elementos decorativos da fachada, como acontece em grande parte dos imóveis desta época. Aqui encontramos todos os elementos da arquitectura barroca, nomeadamente a simetria, a axialidade, os frontões interrompidos, as balaustradas, as escadarias e os elevados pináculos.

Não se sabe ao certo em que data começou a ser construído. Em 1743, o então arcebispo D. José de Bragança foi informado de que António José Botelho Mourão havia demolido um palácio para construir um outro muito melhor1. Razão pela qual se pensa que, nesta data, a edificação do Solar estaria já em fase adiantada.

Por outro lado, esta cronologia coincide com a época em que o arquitecto italiano Nicolau Nasoni trabalhou na igreja de Santa Eulália da Cumeeira (1739), pertencente ao morgadio de Mateus, e com o intervalo de 2 anos em que não se sabe onde esteve, antes de regressar ao Porto, em data próxima de 17432. Estes dados consolidam a atribuição do Solar de Mateus a Nasoni, uma vez que as semelhanças com outros trabalhos do arquitecto são bastante evidentes. Contudo, Robert Smith defendeu que, tendo em consideração o curto período em que Nasoni esteve em Mateus, apenas lhe pode ser atribuída a concepção da escadaria e pátio de entrada com passagem directa de carruagens para o jardim posterior, num modelo devedor dos palácios italianos que Nasoni com certeza conhecia. Também a dupla escadaria, os vãos dos patamates e a cornija da fachada se aproximam de muitas outras edificações dos arredores do Porto, da autoria de Nasoni, como o Palácio do Freixo, a casa de Ramalde ou a igreja de São João Novo2. Todavia, o excesso de decoração na fachada de Mateus, bem como a inserção de elementos estranhos a Nasoni (de que a flor de lis das janelas do patamar é um exemplo) levam a considerar que, mesmo as composições do arquitecto podem ter sido executadas posteriormente, com algumas divergências e afastamento relativamente aos desenhos de Nasoni2.

A capela, no prolongamento de um dos corpos da fachada, apresenta inúmeras semelhanças, ao nível da composição da frontaria, com a igreja Nova de Vila Real, onde trabalhou José de Figueiredo Seixas, natural de Viseu, e que é considerado um dos artistas que “prolongou de certo modo a lição do artista toscano”3.

Actualmente, a Casa de Mateus é administrada pela Fundação com o mesmo nome, fundada em 1971, e dirigida pela família, organizando diversas actividades de âmbito cultural (cursos de música e concertos, exposições, o prémio literário D. Dinis, congressos e seminários), para além de conservar a biblioteca e o museu.

LOCALIZAÇÃO
Mateus situa-se a 2 km de Vila Real, 90 km do Porto e 410 km de Lisboa.
De automóvel pode aceder-se pela A4/IP4 (saída Vila Real Norte/Chaves), apanhar o circuito de Vila Real em direcção ao Este e sair na estrada que vai para Sabrosa, ou pela A24 (direcção Viseu/Vila Real).
O comboio do Porto pára na Régua (a 28 km de Vila Real) onde se pode apanhar o comboio para Vila Real.
Vila Real dispõe também de um aeródromo servido por voos de Lisboa e Bragança.

VISITA

Existem duas modalidades de visita : a visita aos jardins e a visita geral que inclui o interior da casa e da capela. A Casa de Mateus fecha ao público no dia 25 de Dezembro.

Horários:
De Junho a Setembro : das 9h00 às 19h30.
Em Outubro, Março, Abril e Maio: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
De Novembro a Fevereiro : das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

As visitas de grupo estão sujeitas a reserva prévia.
As visitas ao interior da casa são guiadas e em grupos não superiores a 10 pessoas.

Contactos:
Fundação da Casa de Mateus - 5000 VILA REAL
Tel: (351) 259 323 121
Fax: (351) 259 326 553
http://www.casademateus.com/
Geral: casademateus@casademateus.pt
Marcação de visitas: visitas@casademateus.pt
Serviço de Arquivo: arquivo@casademateus.pt

Sem comentários: