sábado, 3 de fevereiro de 2007

Quinta Pedagógica - Braga


Actividade: um dia na Quinta Pedagógica de Braga
A Quinta Pedagógica de Braga, que se estende por dois hectares e meio, é uma antiga quinta tradicional minhota, recuperada e adaptada aos fins educativo-pedagógicos.
Esta estrutura educacional pretende ser uma nova base para o relançamento e reforço da educação ambiental, da descoberta da ligação do homem à natureza e do conhecimento das tradições do Minho, que assentam na agricultura.
Encerra as seguintes áreas: pecuária, agrícola tradicional, vitivínicola, bosque, parque de merendas, confecção alimentar e laboratório de experiências ambientais.


OBJECTIVO

O objectivo é:

· Dar a conhecer à população infanto-juvenil os aspectos da vida rural minhota e as tradições dos nossos antepassados;

· Envolver a comunidade educativa na realidade do meio, favorecendo-se os usos, costumes e tradições com vista a preservar-se a identidade cultural de uma região;

· Efectuar uma abordagem empírica a matérias tão distintas que vão desde a agricultura à pecuária, onde simultaneamente vêem e fazem.


DESTINATÁRIOS

Os destinatários das actividades a realizar na Quinta Pedagógica são principalmente
as crianças da Educação Pré-escolar e os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

PROGRAMAÇÃO

A Quinta acompanhará o ano escolar e as diferentes estações do ano, adoptando-se por uma planificação que entroncasse nos objectivos dos programas escolares, de modo a que a materialização de algumas áreas curriculares sejam desenvolvidas e consolidadas através da execução de actividades prático-pedagógicas.
A respectiva calendarização prevê actividades adaptáveis às diferenças climáticas (sol/chuva), que naturalmente condicionam as diversas actividades ao ar livre, em espaços pedagógicos cobertos.



HORÁRIO

Segunda a Sexta: das 9 às 17 horas para Escolas.
Sábados, Domingos e Feriados: das 14 às 18.30 h. para o público em geral.


CONTACTO

Quinta Pedagógica
- Centro de Formação e Experimentação Ambiental

Caminho dos Quatro Caminhos (junto à capela de S. Frutuoso)
Real – 4700-288 BRAGA – Telef. 253 623 560

Sem comentários: