domingo, 11 de fevereiro de 2007

Actividades no Panteão Nacional

Actividades:

Contos no Panteão- Dirigidos ao público infantil, incluem a visita ao monumento seguida da representação da sua história em teatro de marionetas.

À Descoberta do Panteão- Exploração do Monumento através da realização de um peddy-paper.

Um Conto de Teófilo- esta oficina tem como ponto de partida Os Contos tradicionais do Povo Português, que foram reunidos por Teófilo Braga. Aqui vamos escolher um desses contos e recontá-lo para posteriormente representá-lo plasticamente.

A Nossa Bandeira- Nesta oficina vamos saber a história da nossa bandeira, para depois a representarmos plasticamente com diversos materiais.

Os Presidentes da República – Nesta oficina vamos dar a conhecer os presidentes da república a partir dos seus retratos, e conhecer a história do retrato e a sua evolução, realizando para isso, um auto-retrato e experimentando variadas técnicas.

Fantoches vivos – Nesta oficina partindo da história do Panteão, que nos é previamente contada na visita ao monumento, escolhemos uma personagem e a partir daí elaboramos um fantoche. Para lhes dar vida, juntamo-nos em grupos fazemos uma pequena história e vamos representá-la para os colegas na boca de cena.

Brincar ao Teatro – Depois da visita ao monumento, recontamos a história com a ajuda de todos, e, pegando nos principais pontos elaboramos um pequeno guião e vamos representá-la, com a ajuda de adereços.

Quem vive no Panteão – aqui vamos explorar o significado de Panteão e a sua função. Vamos conhecer quem nele é homenageado e o que fez para merecer esta honra. Como último desafio cada criança executará um retrato da personagem que achou mais importante.

Construir Santa Engrácia – Nesta visita guiada vamos dar especial atenção à construção da igreja de Santa Engrácia/Panteão Nacional ao longo dos séculos, aos Arquitectos, materiais e técnicas construtivas, e ao estilo arquitectónico em que o monumento se insere. Num suporte plástico vamos representar os pormenores de que mais gostámos, tendo em conta as cores e texturas.

Marcação prévia obrigatória através do número de telefone: 21 885 48 20, ou via E-mail: panteao@ippar.pt

Sem comentários: