quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Actividades no Museu Nacional de Etnologia (para grupos)


Actividade:

Coisas de Pastor...
Coisas de pastor... convida o público mais jovem a conhecer o pastoreio nos meados do século passado em Portugal, através de uma visita pelo sector de reserva Galerias da Vida Rural, onde é possível ver abrigos, tais como choças e choupanas, e outros utensílios próprios da actividade, entre os quais cajados, fechos de coleira, coleiras de cães, badalos, pintadeiras, tarros, tropeços, polvorinhos, cornas, cabaças, etc., que muitas vezes eram construídos pelos próprios pastores.
Após a visita, o grupo participará num atelier de expressão plástica, durante o qual construirá uma capa, um abrigo de pastor ou algumas pintadeiras (que serviam para marcar os bolos que eram cozidos em fornos comunitários), recorrendo a materiais de desperdício, (os trabalhos e as técnicas exploradas no atelier serão desenvolvidos de acordo com a faixa etária dos alunos).
Duração: 2h (Visita guiada + atelier).

Público-alvo dos 3 aos 12 anos.

Grupos (escolas, atl’s e outros): 25 no máximo (5 no mínimo).

Horário: 3.ª feira, às 14h; 4.ª feira, às 10h30 e às 14h.

Participação: 1 € (por participante). Sujeito a marcação prévia

Através dos Panos
Atelier que explora trabalhos relacionados com a exposição através de técnicas da disciplina de Educação Visual, como o desenho, a colagem, a estampagem e a pintura.Duração: 1h30 (Visita guiada + atelier de 30 min.). Público-alvo: a partir dos 4 anos. Grupos (escolas, atl’s e outros): 25 no máximo (5 no mínimo). Horário: 4.ª feira, às 10h e às 14h. Participação: 1 € (por participante). Sujeito a marcação prévia


Museu Nacional de Etnologia

Av. Ilha da Madeira.

Tel.: 213 041 160


Contributo da Ana Cristina - http://osmeuskidos.blogspot.com/

Sem comentários: